ENCANTE-SE COM A NOSSA HISTÓRIA, CULTURA E GASTRONOMIA

CAPELA DA SAGRADA FAMÍLIA DE MELANCIAS

Datada do início do século XX, teve como idealizador o Padre Clicério da Costa Lobo.

CAPELA DE SÃO PEDRO DE TREMEMBÉ

A construção do templo foi movida por uma verdadeira campanha que teve a frente o saudoso Padre Marcondes de Matos Cavalcante e data de meados da década de 1950.

CASA DA CULTURA CORES DA VIDA

A Casa de Cultura Cores da Vida é um importante espaço cultural que reúne as diversas linguagens artísticas do município e resguarda a memória afetiva e cultural de Icapuí.

CASA DA MEMÓRIA LATINO-AMERICANA (TEMPORARIAMENTE FECHADA)

O acervo abriga cerca de 2.500 quadros que retratam as lutas populares da América Latina. Destes apenas 500 quadros encontram-se expostos.

CASA MUSEU MARIA DA CONCEIÇÃO REBOUÇAS (TEMPORARIAMENTE FECHADO)

Localizada na Comunidade de Morro Pintado, é um inestimável patrimônio da história e da memória de nossa gente.

CASA MUSEU MESTRE GILBERTO CALUNGUEIRO (TEMPORARIAMENTE FECHADO)

Valoriza a cultura tradicional popular por meio da Memória Histórica do Teatro de Bonecos, a partir da experiência do Mestre Gilberto Calungueiro, Tesouro Vivo de Icapuí.

CASARÃO DA FAMÍLIA HOLANDA (TEMPORARIAMENTE FECHADO)

Remonta ao final do Século XIX e foi, após a construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o primeiro prédio residencial a ser edificado na Vila de Areias (do Alto Areal).

ENGENHOS E CASAS DE FARINHA

Os Engenhos-Casas-de-Farinha que ainda resistem ao tempo, verdadeiras unidades inventivas de produção, que figuraram no município com vigor até os meados da década de 1970.

ESTALEIRO DO SEU EVILÁSIO

Icapuí tem na pesca uma das suas principais atividades econômicas e tornou-se uma referência também em carpintaria naval: a arte de construir barcos.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no Mirante Central, oferece uma vista esbelta da cidade e todo o seu entorno, com realce para o mar e o grande parque de coqueirais que o antecipa.

IGREJA DA MUTAMBA

A singela Capela de São João Batista da Mutamba, em Icapuí, é um dos templos mais antigos na conhecida “Região Praiana”.

IGREJA DA REDONDA

Foi sob as orientações do Padre Marcondes de Matos Cavalcante que uma velha capelinha de palha da comunidade deu lugar à construção do novo templo religioso, iniciado no ano de 1951 e concluída em 1952, sob o Orago de Santa Luzia.

IGREJA DE CAJUAIS

O marco fundante da Capela de Nossa Senhora do Carmo de Cajuais, em Icapuí, foi lançado no ensejo das Santas Missões Populares, no ano de 1998, com a bênção e o erguimento do Cruzeiro de sinalizava o local aonde deveria ser edificada a futura ermida.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE IBICUITABA

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, de Ibicuitaba, data de 1873 e foi um dos primeiros templos cristãos erguidos no litoral de Icapuí.

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

A Igreja de Nossa Senhora da Soledade de Icapuí remonta ao ano de 1873.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

Do ponto de vista cultural, há todo um complexo de manifestações que começam com o coco de roda;

MUSEU DE PONTA GROSSA (TEPORARIAMENTE FECHADO):

Icapuí é um berço em potencial também no tange às questões histórico-culturais com viés turístico.

PRAÇA DA LIBERDADE

Seu nome faz referência à liberdade conquistada pelo povo praiano quando Icapuí se emancipou do município de Aracati, através do plebiscito ocorrido em 22 de janeiro de 1984.

ORATÓRIO DE JOÃO TAVARES DE SOUZA

João Tavares de Souza foi um jovem Militar do Exército brasileiro que em 1935 desertou das Forças Armadas e tornou-se guerrilheiro.

CENTRO DE MEMÓRIA CHICO BAGRE

Fundado em 1995 e localizado no centro da cidade de Icapuí, leva o nome de um poeta popular dos anos 1950 que, com sua arte, influenciou muitos jovens, do seu tempo

FAROL DA SERRA DOS CAJUAIS

A Serra dos Cajuais abriga um dos mais importantes marcos de orientação da navegação regional: o famoso Farol dos Cajuais.

MERCADO DE ARTESANATO DE ICAPUÍ

É um equipamento pertencente à Secretaria de Cultura e Turismo de Icapuí, que passou por uma reforma no ano de 2000, sendo inaugurado em 22 de janeiro de 2000.

CASAS DE TAIPA ALPENDRADAS / SÍTIO HISTÓRICO DE ICAPUÍ

A arquitetura popular é outro destaque no município que demonstram a perícia de seus construtores, muitos dos quais eram deles mesmos a sua moradia.

CONDOMÍNIO SÍTIO DO ENGENHO

Situada na comunidade de Peixe Gordo, o espaço guarda peças e móveis antigos, casa alpendrada, além de livros, vídeos e fotos antigas

MIRANTE DA GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Localizado na Serra de Icapuí.

ORQUESTRA DE SOPROS DE ICAPUÍ

A Orquestra de Sopros de Icapuí surgiu da necessidade do fazer musical coletivo e do engajamento de crianças e jovens, que em 1997 resolveram criar um coro de flautas.

TEATROS DE RUA DE ICAPUÍ

Icapuí pulsa com uma rica tradição de teatro de rua, que se entrelaça com a própria história e identidade da comunidade.

PROJETO MULHERES DE CORPO E ALGAS

Na Barrinha, o projeto traz na sua essência o protagonismo feminino.

COMUNIDADE DE BARRINHA

Na Barrinha se encontra a sede do projeto Mulheres de Corpo e Algas, iniciativa que alia tecnologia e responsabilidade ambiental no cultivo das algas.

COMUNIDADE DE PONTA GROSSA

Uma das comunidades mais antigas do litoral cearense possui várias referências históri- cas, visivelmente presentes no seu cotidiano.

COMUNIDADE DE REQUENGUELA

Comunidade formada por descendentes e antigos trabalhadores das salinas, cujo ancoradouro que escoava a produção ficava da Barra Grande e onde é possível observar algumas salinas.

COMUNIDADE DO CÓRREGO DO SAL

Comunidade organizada que desenvolve diversos projetos ligados a atividades da pesca, extrativismo e da lavoura de subsistência.